comprar um imóvel

4 dicas para sair do aluguel e comprar um imóvel

Sair do aluguel e comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Mas, para transformar esse sonho em realidade você precisa analisar se está pronto para fazer esse investimento e também planejar cada etapa.  

Pensando nisso, separamos quatro dicas fundamentais para quem planeja sair do aluguel e comprar uma casa ou apartamento. Embora exija planejamento e disciplina, sem dúvida, é um esforço que vale a pena.  

comprar um imóvel

Reflita sobre seu estilo de vida  

Para ter certeza que esse é o momento certo para sair do aluguel e comprar um imóvel você deve refletir sobre o seu estilo de vida atual. Nesse momento, vale a pena responder perguntas como:  

  • Tenho uma renda estável? 
  • Tenho rendimentos suficiente para pagar o financiamento de um imóvel? 
  • Possuo alguma reserva financeira para dar entrada no imóvel? 
  • Pretendo morar na cidade por muitos anos?  
  • O imóvel que desejo comprar está dentro do meu orçamento e estilo de vida?  
  • Tenho disciplina para guardar dinheiro mensalmente?  

Se você respondeu “Sim” para a maioria das perguntas, provavelmente, está pronto para dar o próximo passo. Por outro lado, se a maioria das respostas foi “Não”, é importante você planejar melhor a decisão e aguardar pela compra do imóvel. Vamos a algumas dicas para ajudar você a se planejar: 

Você também pode se interessar por: Por que investir em imóvel é o melhor para seu futuro?

Organize suas finanças pessoais  

Organizar as finanças é o ponto de partida para sair do aluguel e comprar um imóvel. Quando você sabe o valor da renda e dos gastos mensais, consegue criar cenários do quanto precisará poupar para comprar ou dar a entrada na casa dos seus sonhos.  

Para começar é bem simples. Anote os seus gastos mensais, descubra em que áreas você está desperdiçando mais dinheiro e mude os seus hábitos de consumo. Nesse processo, também é importante renegociar suas dívidas. Ter um nome limpo é importante na hora de pedir um financiamento no banco ou construtora.  

Poupe mensalmente  

Comprar um imóvel é um dos investimentos mais caros da nossa vida. Portanto, você precisa ter em mente que precisará poupar uma boa quantia para dar entrada no imóvel e outros custos imobiliários.  

O ideal é poupar cerca de 30% da sua renda todos os meses. O dinheiro deve ser aplicado em fundos seguros e com boa rentabilidade. Com a inflação alta, a poupança não é a melhor no momento. Uma dica  é investir nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs), pois pagam uma ótima taxa de juros e são seguros para investidores conservadores.  

Pesquise sobre as opções de financiamento para comprar imóvel  

Outra boa dica é pesquisar sobre as opções de financiamento para comprar imóvel disponíveis no mercado. Bancos públicos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica oferecem linhas de financiamento com condições e valores acessíveis.  

Contudo, vale a pena comparar as outras linhas de financiamento oferecidas pelos bancos, para encontrar aquela com a menor taxa e melhores condições de pagamento. Em geral, você pode dar uma entrada à vista ou com o seu FGTS.  

As construtoras também oferecem boas condições para a compra dos imóveis. A grande maioria parcela o valor da entrada durante a construção do imóvel. 

Conheça as vantagens de comprar direto com a construtora.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *