Por que investir em imóvel é o melhor para seu futuro?

Investir em imóvel é uma opção segura para quem deseja ter um futuro estável e tranquilo. Com a compra de um apartamento, você tem a chance de sair do aluguel e aumentar o seu patrimônio pessoal.  

Mas se você ainda sente dúvida se esse tipo de investimento é ideal para você, não se preocupe. Vamos explicar por que investir em imóvel pode ser a opção perfeita para você.  

Por que investir em imóvel é uma boa opção? 

Investir em imóvel é uma das formas de investimento mais estáveis que existe. Afinal, o seu risco de perda é mínimo, especialmente se o comparamos com os outros investimentos disponíveis no mercado. 

Ao comprar um imóvel, seja ele um terreno, casa ou apartamento, você está adquirindo um patrimônio físico. Além de ser um bem durável, o imóvel geralmente é valorizado ao longo dos anos — diferente de carros, por exemplo —, permitindo que você obtenha uma renda mensal com aluguel ou que venda por um valor mais alto do que foi investido. 

No entanto, essas não são as únicas vantagens oferecidas por esse tipo de aquisição e que torna a compra de um imóvel uma boa opção. Veja abaixo outros benefícios dessa prática. 

Sair do aluguel 

Via de regra, o custo com aluguel consome uma parte importante dos ganhos de qualquer pessoa e isso é refletido na sua vida financeira. Somado a isso, você ainda tem que viver com o risco de ter que se mudar a qualquer momento, seja pela quebra ou vencimento do contrato. 

Por outro lado, ao comprar um imóvel, você consegue resolver o seu problema de moradia de maneira permanente ou gerar receita, ao alugar o local. Além disso, não terá de abrir mão de uma grande parcela do seu salário mensalmente por um bem que nunca será seu. 

Aumento do patrimônio 

Investir em imóvel também contribui para a formação e aumento do seu patrimônio. Esse é um bem durável, que você poderá manter por vários anos e até vendê-lo, caso seja necessário. 

Geralmente, as pessoas e empresas que trabalham com o objetivo de aumentar o patrimônio, consideram os imóveis como primeira forma de investimento.  

Possibilidade de valorização do imóvel 

Um dos grandes motivos para comprar um imóvel é o fato de que ele pode ser valorizado com o passar do tempo. Assim, mesmo que seu objetivo não seja vender o bem adquirido, é importante saber que o dinheiro que você aplicou não estará perdido. 

Para garantir que o seu investimento será valorizado, é importante que você tome alguns cuidados antes da compra. Uma dica bacana é analisar aspectos como: 

  • Escolher uma região com perspectiva de crescimento; 
  • Optar por áreas que recebem melhorias governamentais; 
  • Imóveis próximos de pontos de transporte público; 
  • Imóveis próximos de shoppings

Parcelas de compra substituem o aluguel 

Outra vantagem de investir em imóvel é que as parcelas da compra podem substituir o valor gasto no aluguel. Assim, você sai de uma propriedade que não é sua, economiza dinheiro e faz um excelente investimento para o futuro. 

No entanto, é importante que você continue disciplinado quanto ao pagamento das parcelas mensais, assim como é com os aluguéis. Uma boa dica para não ter problemas para a quitação do imóvel é cortar gastos supérfluos para juntar o montante das prestações com facilidade. 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.