Investir em imóvel: como se planejar e quais as formas de financiamento?

Se você está pensando em investir em um imóvel, é preciso todas as informações necessárias sobre este tipo de investimento. A boa notícia é que, de forma geral, existem ótimas opções dentro do mercado imobiliário. E além de haver possibilidades para todos os bolsos, os recursos de financiamento e planejamento financeiro para isto tornam tudo mais fácil.

A organização financeira na compra de um imóvel

A primeira coisa que é preciso ter em mente quando se trata de investir em um imóvel é a forma de pagamento. Há uma série de questões que precisam ser consideradas antes de dar a entrada em um local, como por exemplo:

  • Se o pagamento será realizado à vista, por financiamento ou com a ajuda de consórcio imobiliário. Nos últimos dois casos, é preciso analisar se as parcelas pagas terão juros;
  • A quantia que você tem para dar entrada ou quitar um imóvel, de acordo com as suas expectativas. Há casos em que vale a pena investir mais dinheiro, e outros onde o melhor é avaliar prestações;
  • As diferenças de preço entre imóveis novos e usados, e quais são suas pretensões com relação ao seu investimento. Você pode querer uma localização privilegiada, um ponto comercial, ou a melhor relação custo benefício.

Diante destes questionamentos, o próximo passo é o planejamento para a compra do imóvel propriamente dita. Para fazer isto corretamente, algumas dicas podem ajudá-lo.

Comprando e financiando seu imóvel

No caso de não investir em um imóvel com pagamento a vista, é preciso ficar de olho em como você irá financiá-lo. Isto significa que, além de conversar com a instituição financeira com a qual o negócio será fechado, é preciso entender a lógica de sua negociação. Para isto saiba que:

  • Você pode optar entre diferentes instituições financeiras além de seu banco, que possam oferecer taxas de juros mais acessíveis;
  • Além disto, a opção de consórcio também é interessante, visto que o investimento não precisa ser elevado e pode caber em seu bolso;
  • Outra alternativa é negociar condições e formas de pagamento com a imobiliária e o dono do imóvel. Você pode dar um valor de entrada e complementá-lo como for melhor para os dois lados.

Depois de resolver a transação comercial na aquisição de seu imóvel, há outros detalhes que não devem passar desapercebidos.

Leia também: Compra de imóvel: motivos para ler o contrato com atenção

Outras dicas e conselhos importantes

A compra de um imóvel é um dos movimentos mais importantes que uma pessoa pode fazer. Assim sendo, considere que, além da transação comercial, você também deve dar atenção para:

  • A localização do imóvel, e se ele atende às suas necessidades e corresponde com o seu padrão de vida e suas condições financeiras;
  • A necessidade de ter uma reserva financeira para resolver possíveis imprevistos e problemas, além de bancar despesas burocráticas;
  • A consciência de sua realidade econômica, sempre de olho em seus objetivos e metas a serem alcançadas.

Se você levar estas dicas em consideração, com certeza será possível realizar um ótimo negócio, sem precisar se preocupar com qualquer tipo de problema.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.