home office

Home office não combina com espaços pequenos?

Com a pandemia do Coronavírus, o que estava virando tendência se tornou fundamental para a continuidade dos negócios. De acordo com a Agência Brasil, 46% das empresas adotaram o regime de trabalho em home office desde o início da crise do Covid-19 (os dados são de maio de 2020). 

Com isso, muitas pessoas tiveram de se adaptar ao trabalho em casa. Algumas delas até aproveitaram algumas vantagens que as tarefas remotas oferecem. Mas quais os melhores hábitos para ser produtivo durante a jornada? Como organizar o espaço para trabalhar? 

As vantagens do home office 

Apesar da adaptação forçada as pressas, muitas pessoas estão aproveitando os benefícios do trabalho remoto. Afinal, não perdem mais tempo com deslocamento, podem até se concentrar mais no serviço e estão presentes em caso de qualquer emergência com a família, por exemplo. 

Leia também: Cristo Rei: conheça um dos melhores bairros de Curitiba! 

Porém alguns temem a perda de produtividade, , já que quando estamos em casa, é natural ficarmos mais relaxados. Existem técnicas para nos fazer manter o foco e seguirmos sendo tão ou mais produtivos quanto éramos na empresa. Confira: 

Dicas para ser produtivo em home office 

Primeiro é importante entender que no trabalho em casa temos as mesmas obrigações que tínhamos presencialmente. Parece muito óbvio, mas algumas pessoas acabam se descuidando e “esquecendo” de se preparar para o expediente (ligar o computador um pouco antes e evitar imprevistos, ler os e-mails e recados, etc.). 

O segundo ponto é que temos de separar o momento de nossa vida profissional do pessoal. Claro que queremos ficar de olho na casa pra ver se está tudo em ordem ou dar uma atenção pra família, mas você pode ter tempo só pra isso. É apenas uma questão de organização. 

Por isso, manter um espaço em casa apenas para o home office é fundamental. Separe um cantinho para o trabalho. Pode ser uma sala, seu quarto ou qualquer local silencioso e sem muita circulação de pessoas.  

O ideal é que seu escritório seja bem iluminado, ventilado, tenha espaço para todos os seus materiais de trabalho e, o mais importante, que tenha o mínimo de distração. 

Você pode posicionar sua mesa de trabalho próxima à janelapara aproveitar ventilação e luz natural para não esquecer de nenhuma tarefa, use uma parede de lousa ou pendure um pequeno painel onde você possa colocar lembretes. 

Leia também: Giardino Sette: se encante pelo novo empreendimento em Curitiba 

Por causa do espaço exigido para o trabalho, muitas pessoas estão preferindo investir em moradias maiores, para poder separar espaços de lazer, convivência e trabalho. No entanto, isso não é regra, mesmo porque tem gente que mora sozinha ou que mora com outras pessoas que também estão em home office, ou seja, o que importa não é o tamanho do espaço ou se ele é isolado do resto da casa, o que importa é a disciplina e o comprometimento com o trabalho remoto! 

Invista em um espaço funcional 

A crise provocada pela pandemia de Coronavírus forçou pessoas e empresas a aderirem ao home office. Por mais desafiador que seja, é possível continuar fazendo um bom trabalho ou mesmo ser mais produtivo remotamente. 

Para manter o foco, é importante separar tempo para trabalho, família e afazeres domésticos. Um espaço bem delimitado que contenha iluminação apropriada, área suficiente para os materiais de trabalho e uma decoração simples e funcional também é essencial à produtividade. 

Sua casa, agora, é o lar das suas ideias, esforços, diversão e da família. Só é preciso de um momento e de um cantinho pra cada! 

Conheça os imóveis Belvedere e tudo o que eles têm a oferecer em questão de espaço, conforto, praticidade e coworking.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *