Empreendimento sustentável: conheça os imóveis conscientes

Na década de 2020, é difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com um empreendimento sustentável para o meio ambiente. Afinal, a preservação de recursos, além de ser fundamental para a saúde do planeta, oferece maior economia e qualidade de vida a longo prazo. 

Mas o que é um empreendimento imobiliário sustentável? Como investir em um imóvel mais econômico e amigável ao meio ambiente? Onde é possível encontrar empreendimentos sustentáveis? 

Vamos responder algumas dessas perguntas nesse post. 

O que é empreendedorismo sustentável? 

Sustentabilidade é equilíbrio. O equilíbrio entre a viabilidade econômica, o bem-estar das pessoas e a proteção do meio ambiente. Os três pilares da sustentabilidade se influenciam e fazem um negócio, um produto ou uma equipe prosperarem por longos períodos. 

E como um empreendimento imobiliário pode ser sustentável? A partir do momento em que torna a vida dos moradores mais simples enquanto economiza os recursos. Por exemplo, só o fato de uma casa ou apartamento ter janelas maiores e bem posicionadas auxilia os moradores a economizarem energia elétrica e utilizarem mais a luz e ventilação natural. 

Leia também: Giardino Sette: se encante pelo novo empreendimento em Curitiba 

Observe que nesse caso ajudamos os moradores a economizar dinheiro, ter um dia a dia mais confortável e ainda preservamos os recursos naturais do planeta. 

Estratégias para ser sustentável 

Outras estratégias de empreendedores sustentáveis são a captação de luz e de água. Alguns condomínios empresariais e residenciais utilizam painéis de captação de energia solar, para transformá-la em energia elétrica. Assim, a longo prazo, o gasto com eletricidade pode ser diminuído em até 95% durante 30 anos.  

Para retenção e reutilização de água, imóveis sustentáveis utilizam sistemas para armazenagem da água da chuva, que pode ser utilizada para limpeza do local e abastecimento de redes de esgoto. 

O mais importante para diferenciar um imóvel comum de um empreendimento sustentável é a correta exploração do espaço.  

Com alguns empreendedores investindo em construção de imóveis em regiões de ampla área verde, as pessoas têm preferido permanecer nas grandes cidades, já que podem ter contato com a natureza mesmo em casa. 

Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, a residência em regiões verdes aumenta a conscientização da importância da sustentabilidade e proteção do meio-ambiente. 

Leia também: Cristo Rei: conheça um dos melhores bairros de Curitiba! 

A correta exploração do espaço tem a ver também com construções acessíveis. Não adianta ter um imóvel econômico e localizado em uma região ambiental sem pensar na facilidade de transitar pelo local.  

Por isso, se planeja reformar ou construir um imóvel, leve em conta o nivelamento do piso, o tamanho das portas e dos espaços abertos e corredores. Oferecer conforto e segurança para o dia a dia de todos os moradores é essencial. 

More em um empreendimento sustentável 

O desejo do consumidor no mercado de imóveis é claro: residir em um local econômico, confortável e seguro. Por isso, leve em conta o bolso e a tranquilidade dos clientes enquanto auxilia na preservação ambiental para que a vida no planeta seja confortável também. 

Soluções simples e inteligentes, como reutilizar a água da chuva e fazer janelas mais amplas, já contribuem para um imóvel econômica e ambientalmente sustentável. 

Além disso, ao aproveitar espaços verdes e construir em áreas planas, você contribui para a consciência sustentável e a segurança de todos. 

Simples, mas fundamental para o empreendedor na década de 2020, não acha? 

Conheça os imóveis Belvedere e tudo o que eles têm a oferecer em sustentabilidade.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.