Compra de imóvel: motivos para ler o contrato com atenção

A compra de um imóvel é o sonho de milhares de brasileiros e, por isso, é extremamente importante ler atentamente o contrato de compra de imóvel antes de tomar qualquer decisão. Não há dúvidas em relação aos benefícios relacionados a aquisição da casa própria. Podemos citar alguns como segurança, autonomia para reformas e a tão sonhada independência em relação ao pagamento de aluguel.

Os pontos citados acima são apenas alguns dos itens que movem o brasileiro na busca pela casa própria. Por outro lado, a aquisição de um imóvel próprio não é uma tarefa tão simples e muitas vezes requer longos anos de economia ou da utilização de outros recursos, como o FGTS.

Neste artigo, você contará com algumas dicas e entenderá porque é preciso ler o contrato de compra com atenção.

Verifique se os dados estão corretos

A primeira etapa na leitura de um contrato de compra de imóvel é a verificação dos diversos dados que envolvem a transação. Certifique-se que os seus dados de comprador estão corretos e também os dados do vendedor ou construtora.

Também é recomendado conferir informações básicas como nome, identidade e CPF do comprador e também nome e CNPJ da incorporadora ou construtora. Além disso, esteja atento aos dados referente ao endereço e à localização exata do imóvel adquirido. Dessa forma, você evita enganos de acabar adquirindo uma unidade habitacional diferente da solicitada.

Confira os valores e as formas de pagamento

Além disso, é fundamental a conferência de valores e formas de pagamento. Esteja atento às condições de financiamento, entrada e parcelamento. Atenção também ao valor do imóvel destacado em seu contrato de compra de imóvel.

Na hora de utilizar de recursos do FGTS, observe se o valor está de acordo com o combinado.

Caso haja qualquer divergência, informe à outra parte e só realize a assinatura após tudo ficar em perfeito acordo.

Leia atentamente as cláusulas relacionadas a desistências e multas

Todos estamos sujeitos a mudanças inesperadas em nossa vida, como perda de um emprego ou necessidade de mudar de cidade. Nestes casos, pode ser necessário que o comprador desista da compra do imóvel.

Nestes casos, os contratos de compra de imóveis possuem cláusulas relacionadas às possibilidades de desistência e suas respectivas multas nestes casos. Sendo assim, é importante também ficar atento a este item.

Confira os detalhes descritivos do imóvel

O contrato de compra do imóvel deve trazer de forma detalhada as informações que descrevem o imóvel objeto da transação. Estas informações são conhecidas como memorial descritivo e elencam desde o tamanho do imóvel em metros quadrados, além da descrição dos cômodos e detalhes de acabamento, como material de portas, janelas, pisos, louças e metais.

Leia atentamente o memorial descritivo do seu imóvel e veja se está de acordo com o apresentado pelo corretor.

Revise toda a documentação

Antes de assinar o contrato de compra do imóvel, revise também toda a documentação envolvida como:

●          Recibos de quitação do IPTU;

●          Recibos de quitação da taxa de incêndio;

●          Comprovantes de quitação de água e luz;

●          Recibos de pagamento das taxas de condomínio;

●          Memorial descritivo do imóvel;

●          Registro do imóvel em cartório;

●          Escritura. caso de imóveis na planta, é possível que ainda não tenha ocorrido a cobrança de alguns tributos como IPTU e taxa de incêndio, além de cobranças de água e luz, mas é preciso ficar atento.

Atenção aos prazos de vistoria e entrega

Para que você possa se planejar e começar a pensar na mudança, leia no contrato os prazos acordados para vistorias e entrega das chaves, esteja conforme o combinado.

Taxas e impostos

No processo de compra e venda de um imóvel, incidem algumas ts e tributos. Por isso, é preciso que tudo esteja devidamente acordado e que conste no contrato de compra do imóvel.

Para a realização da transferência da propriedade de um imóvel, as prefeituras cobram um imposto conhecido como ITBI. O Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis utiliza como base de cálculo o próprio valor do imóvel, aplicando-se sobre ele uma alíquota.

Além disso existem ainda as taxas de registro em cartório e confecção da escritura.

Não fique com dúvidas

Por fim, não fique com dúvidas. Pergunte e questione cada ponto que não estiver claro e, se for preciso, busque auxílio de um advogado para revisão do seu contrato.

Siga nossas redes: Facebook e Instagram

Leia também: Comprar com a incorporadora – conheça as vantagens

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.