6 passos para se planejar e comprar seu imóvel

Comprar seu imóvel será uma das decisões mais importantes que você pode tomar na sua vida. Além de ser o lugar onde você irá construir o seu novo lar, um imóvel é um investimento e uma garantia para o seu futuro e da sua família.  

Para te ajudar a realizar este sonho, organizamos estes 6 passos fundamentais que vão te ajudar a se planejar e comprar seu imóvel. 

Controle seu dinheiro 

O primeiro passo para comprar seu imóvel é avaliar como está a sua situação financeira. Por isso, anote todas as suas receitas e despesas em um caderno, aplicativo ou planilha. 

Isso é fundamental para você identificar quais são os seus principais gastos e saber quais despesas pode cortar para economizar. Assim, fica mais fácil controlar o seu dinheiro e separar a quantia que precisa para as parcelas do imóvel. 

Como economizar de forma saudável? 

Economizar é a chave para que você consiga cumprir seus compromissos financeiros e comprar seu imóvel no tempo que deseja. Para isso, mude alguns hábitos da sua rotina para diminuir o valor das contas, como a de energia e água. 

Além disso, sempre que possível, deixe o cartão de crédito de lado. Você também pode adotar outras medidas para diminuir os gastos, como: 

  • Prefira as compras à vista; 
  • Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e compare preços; 
  • Evite fazer refeições fora de casa; 
  • Opte por transportes públicos ou esquemas de carona. 

Estabeleça objetivos 

Estabelecer objetivos é uma estratégia fundamental no seu planejamento. Afinal, eles permitem que você mantenha a disciplina para atingir adquirir o terreno, casa ou apartamento que sempre desejou. 

Uma dica bacana é definir metas de economia em diferentes períodos. Você pode colocar como objetivo a curto prazo economizar R$ 100 no primeiro mês e aumentar gradativamente esse valor até atingir a quantia que deseja no final do ano. 

Escolha o imóvel com cautela 

É normal ficar ansioso quando estamos planejando a compra do nosso imóvel, mas é preciso ter cautela na hora de escolher a casa ideal para você. De maneira geral, o indicado é encontrar uma que atenda a todas as suas necessidades. 

Enquanto não encontra o imóvel ideal para você, continue no aluguel até que consiga financiar o imóvel dos seus sonhos sem comprometer tanto suas finanças. Durante esse período, trace estratégias para acumular mais dinheiro e dar uma boa entrada. 

Avalie as prestações 

Avaliar as prestações do financiamento é um passo importante para comprar seu imóvel. Para isso, antes de assumir uma nova dívida, veja quanto você poderá pagar mensalmente sem comprometer suas economias. 

O ideal é que você opte por prestações que se adequem à sua realidade. Aliás, segundo especialistas, o valor das parcelas não pode superar 30% da sua renda mensal. Caso contrário, você terá problemas para cumprir seus compromissos financeiros. 

Peça ajuda de um profissional 

Apesar de todo o planejamento, dispor da ajuda de um consultor de imóveis pode ser de grande ajuda na hora de adquirir o imóvel que você deseja. Afinal, esse profissional está capacitado para orientá-lo em qualquer imprevisto que possa surgir. 

E não esqueça, tire todas as suas dúvidas relacionadas à compra do imóvel. Também pergunte sobre documentação, escrituras, pagamento e o que mais você precisar. 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.