Guia da mudança: como fazer essa etapa sem estresse

Sabemos que o processo de mudança pode ser bem cansativo e estressante, afinal, não é fácil embalar tantas coisas e ainda se achar no meio da bagunça. Mas, seguindo alguns passos, sua mudança pode ser mais tranquila do que imagina! Confira as dicas neste guia da mudança e boa sorte!

Só de pensar em se mudar já bate aquele desespero. Afinal, embalar e organizar tanta coisa não é uma tarefa fácil. Outra missão é fazer com que tudo se encaixe de forma harmoniosa em um ambiente diferente, que pode ser menor ou maior que o anterior.  

Mas, embora a mudança pareça ser algo chato, cansativo e estressante, ela é também uma ótima oportunidade para repensar e identificar com clareza o que você realmente precisa e o que pode descartar.  

Em toda mudança é muito comum achar itens que não são mais utilizados, que estão apenas ocupando espaço nas prateleiras de forma desnecessária. Ou seja, mais que uma troca de espaço físico, a mudança é também o momento perfeito para mudanças internas e desapegos.  

Este é o momento de aguçar a solidariedade e fazer doações de tudo aquilo que já não serve mais para você e que pode ser muito bem-vindo na vida de outra pessoa! É também o momento ideal para abusar da criatividade reciclando e reinventando peças do seu guarda-roupa ou até mesmo móveis da sua casa.  

Estando com a cabeça aberta com certeza você poderá transformar esse momento muitas vezes incômodo em um momento único e de reflexão sobre o que é útil ou não dentro do seu novo lar. 

Guia da mudança – Saiba se planejar 

Assim como quase tudo na vida, o processo de mudança também precisa de planejamento.  

Anote tudo que precisa fazer, como por exemplo: o que é indispensável levar na mudança; , o que deve ir no caminhão e o que pode ir mais tarde no seu carro; , itens de necessidade básica que devem ser achados com maior facilidade, cuidados com as peças mais delicadas que podem quebrar, lembrar de fazer contato com as empresas para solicitar água, luz, telefone, e etc.  

Depois que tudo estiver planejado está na hora de começar!!!  

Confira neste guia da mudança alguns passos básicos para que tudo ocorra bem.  

Guia da mudança – Passos Básicos para que sua mudança seja um sucesso:  

1 – Embale primeiro as coisas que você usa com menos frequência.  

2 – Separe as caixas por tamanho. Utilize as pequenas para embalar pequenos objetos, as médias podem acomodar muito bem os eletrodomésticos e utensílios de cozinha, por exemplo. Evite usar caixas muito grandes porque elas são difíceis de carregar e dependendo do peso das coisas que for colocar dentro elas podem até rasgar no fundo e atrapalhar sua mudança. Por isso é sempre bom reforçar um pouco o fundo das caixas com fita adesiva, assim terá maior garantia de que elas aguentarão todo o peso.  

3 – Anote na própria caixa o que tem dentro delas. Isso é fundamental para você conseguir se organizar e achar as coisas com mais facilidade.  

4 – Aproveite as roupas de cama, principalmente cobertor e edredom, para embalar os objetos mais delicados. Assim, as roupas de cama não vão precisar ser embaladas separadamente e ainda ajudarão a manter os objetos seguros.  

5 – As roupas você pode guardar dentro das malas. Essa é outra maneira de utilizar um objeto para outra função, visto que as malas já terão que ir para a casa nova mesmo!  

6 – Evite sacos plásticos, eles são menos resistentes e podem rasgar com facilidade.  

7 – Guarde bem os parafusos e demais objetos pequenos, principalmente se for utilizá-los na montagem dos móveis. Esses sim podem ser guardados em saquinhos e fixados no próprio objeto a que pertencem, assim você saberá imediatamente de que móvel é aquele parafuso. 

8 – Cubra os quadros e porta-retratos com papelão e amarre com uma corda antes de embalá-lo com plástico-bolha, assim a peça ficará mais segura para não arranhar, riscar ou quebrar.  

Chegou à casa nova, e agora? Por onde começar?  

Depois de embalar tudo e deixar a casa antiga, chegou a hora de desempacotar tudo e guardar em seus novos lugares.  

Essa é uma tarefa que envolve organização e disciplina, pois é comum em muitas mudanças as caixas ficarem por semanas e até mesmo meses ali paradas. 

Algumas dicas podem ajudar para que você consiga finalizar com sucesso sua mudança para a casa comprada ou alugada e veja logo seu novo lar lindo e organizado do jeitinho que sonhou!  

Confira algumas dessas dicas em nosso guia da mudança 

1 – Como as caixas estarão identificadas, é importante deixar cada uma delas em seu cômodo específico, pois isso facilitará a organização e vai evitar que objetos se percam. Ex: Deixe as caixas com pratos e copos na cozinha, a mala com as roupas no quarto, e assim por diante.  

2 – Dê preferência por desempacotar primeiramente os objetos que utiliza com mais frequência e os objetos frágeis. 

3 – Na hora de guardar suas coisas dê mais uma olhada com calma para ter certeza de que tudo que está ali você realmente vai utilizar! Essa também é uma boa hora para dar mais uma checada se não tem mais nada de que você possa desapegar.   

4 – Comece a organizar primeiro as coisas grandes e depois as menores. Não faz sentido, por exemplo, você desfazer as malas das roupas se ainda não estiver com o guarda-roupa montado.  

5 – Organize os armários e guarda-roupa de forma prática. Você precisa achar as coisas com facilidade. Uma dica é separar as roupas por cores e por estações. Manter as peças em cabides também facilita na hora de encontrar e evita que suas roupas fiquem amarrotadas.  

Siga nossas dicas e boa sorte!  

Seguindo as dicas do nosso guia da mudança e mantendo a paciência e o alto astral com certeza sua mudança será feita de forma divertida. Deixe o estresse e a canseira de lado! Aproveite este momento para refletir sobre o que realmente precisa e desapegue de tudo que não precisa mais! 

Você verá que a renovação não será apenas do espaço físico, mas também do seu estado de espírito! Não deixe de conferir nossos empreendimentos e dê agora um passo à frente na sua vida. 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.