Cinco motivos para morar em bairros próximos ao Centro

O centro de muitas cidades brasileiras parece ser a melhor escolha na hora de procurar um imóvel. As opções de comércio, de lazer e o posicionamento privilegiado que permite uma maior mobilidade para qualquer região da cidade são benefícios inquestionáveis.

Entretanto, a alta movimentação dessa área causa incômodo a alguns residentes. Assim, a escolha de morar próximo ao centro em alguns bairros estratégicos trazem várias vantagens.

Leia também: As vantagens de comprar direto com a construtora

Praticidade

Apesar de serem bairros, a proximidade com o centro traz para esses locais várias opções de comércio, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos. Basta caminhar um pouco para achar o que você precisa. Além disso, os bairros são bem localizados e costumam contar com as melhores mobilidades da cidade. Isso gera mais facilidade para pegar o transporte coletivo em direção a qualquer região, além de mais praticidade para quem usa veículos próprios. Fica mais fácil ir ao trabalho, levar as crianças ao colégio e passear, por exemplo.

Lazer

Morar próximo ao centro permite o acesso a todos os benefícios da região central, pois tudo fica mais perto. É justamente nesta área que ficam os maiores parques e praças. Assim, um passeio pelo bairro também pode ser agradável, já que os bairros próximos ao centro costumam ser mais arborizados e cheios de belas edificações. Prédios antigos e novos podem fazer um belo contraste entre arquiteturas. O mesmo vale para ir ao cinema, dar uma volta no shopping ou fazer uma refeição diferenciada em um bom restaurante.

Segurança

De nada adianta o bom volume de comércio e serviços junto com boas opções de lazer se não houver segurança para aproveitar tudo ao máximo. Muitas vezes, o centro não oferta as condições adequadas de segurança pública, inclusive pelo alto volume de fluxo de pessoas.

O quadro é um pouco diferente nos bairros próximos da região, onde a movimentação é menor. Essas áreas costumam ser as mais tradicionais e antigas da cidade, o que dá a elas privilégios no quesito de policiamento, iluminação, monitoramento eletrônico, etc.

Descanso

Pode-se considerar que, ao morar próximo ao centro nesses bairros tradicionais, você terá o melhor dos dois mundos: a praticidade do centro e a calmaria dos bairros. As ruas dos locais são bem povoadas durante o dia. Entretanto, é uma tendência que, ao entardecer, a movimentação vá caindo e a tranquilidade chegue junto com a hora do descanso.

Serviços

Justamente por serem tradicionais, os bairros próximos da região central tendem a contar com um bom atendimento relativo aos serviços à comunidade. Energia elétrica, transporte público, saneamento e escoamento de água, entre outros aspectos de infraestrutura e de manutenção, costumam ter menor qualidade em áreas mais centrais.

Se estiver procurando investir em uma nova moradia, considere morar próximo ao centro. Com uma consulta ao seu corretor de imóveis, você pode buscar algo adequado ao seu bolso e que se encaixe em suas preferências. Todas as cidades e regiões têm as próprias particularidades, o que também deve ser levado em consideração na hora de alugar ou comprar um apartamento ou uma casa.

Siga a gente nas redes: Facebook Instagram

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.